segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Os cães de fila...não mordem ideias

GUILHERME LEITE
Actor e produtor de televisão, fundador da Saloia TV e do Sintra Canal


Concordo e saúdo o artigo do Joaquim Reis aqui no Sintra Deambulada. (em 3 de Agosto). Concordo que a grande maioria dos que escrevem na página do Facebook Sintra-Autárquicas 2013 "caiu na esparrela" e eu próprio me autocritico por isso. Depois de uma polémica com uma funcionária ou quadro do PS fiquei a pensar exactamente o mesmo: "Vocês andam aqui a comentar para que o chefe vos possa ver". Este artigo vem por isso numa altura muito pertinente e é muito lúcido.

Mas há uma coisa em que "concordo ou talvez não". E em Sintra, na minha opinião aplica-se o "talvez não". Quando no artigo o seu autor diz referindo-se às eleições autárquicas "É nestas eleições que costumamos olhar para os candidatos enquanto cidadãos e não enquanto membros de um partido ou movimento." somos obrigados a constatar que infelizmente em Sintra os dois candidatos dos dois maiores partidos estão a candidatar-se enquanto membros de um partido e não enquanto cidadãos... pelo menos cidadãos de Sintra. E talvez muita desta discussão mais acesa derive dai. É evidente que quem vem de fora, não tendo por cá amigos que o apoiem, terá que recorrer apenas aos mais ferrenhos da máquina partidária e a funcionários que ganham a sua vida exactamente como... cães de fila. E um cão nunca morde nas ideias. Morde sempre no corpo. Há milénios que é assim: Se não consegues destruir a ideia... destrói o homem.

Quando - depois de ler que Pedro Pinto tinha adoptado uma gatinha, Basílio Horta tinha exigido a reabertura do Parque de Campismo da Praia Grande, que afinal é de um privado e mais isto e aquilo, larguei nessa página a piada "ÚLTIMA HORA: Pedro Pinto vai jogar ao pau com Basílio Horta na Festa de Janas", os "funcionários de fila", chamemos-lhe antes assim, ou porque não conseguiram ver que o que esta mensagem quer dizer é que a campanha está a desviar-se das propostas concretas e a tornar-se apenas folclore, ou porque desconhecem qual era a tradição da Feira de Janas há 50 anos atrás, logo morderam no homem que largou a piada e nem uma dentada nos protagonistas da mesma. Muito pelo contrário. A esses lambem-lhes a mão.

6 comentários:

  1. António Luís Lopes5 de agosto de 2013 às 09:18

    Um texto completamente absurdo num espaço onde era suposto este tipo de "discussão politiqueira" estar arredado. Lamento mas não posso deixar de o registar, abstendo-me de fazer mais comentários sobre este "conteúdo" por respeito para com os outros colaboradores e leitores em geral deste blogue.

    ResponderEliminar
  2. António Luís Lopes5 de agosto de 2013 às 10:56

    E porque há coisas que valem a pena ser "desmontadas", deixo link para notícia sobre aquilo que o candidato Basílio Horta realmente disse sobre o parque de campismo da Praia Grande:

    http://www.todosporsintra.pt/2013/07/parque-de-campismo-da-praia-grande-nao-pode-continuar-ao-abandono/.

    Parece que há muita gente a fazer-se "esquecida" sobre quem teve RESPONSABILIDADES na gestão da CM Sintra nos últimos 12 ANOS - mas esses DOZE ANOS de gestão da CMS tiveram rostos, políticas (ou ausência delas...) e resultados que estão à vista de todos, por mais que alguns pretendam agora aparecer como se fossem "outros". Ponto final.

    ResponderEliminar
  3. Que pena ver um texto como este neste espaço .
    Isto é o claro aproveitamento de um texto que não é seu em prol da defesa dos seus interesses e ideias partidários .... não me parece correcto que use textos de 3ºs - ou será que ...as ideias próprias se esgotaram na azafama de agradar a gregos e troianos ... nada do que escreveu se encaixa neste espaço que penso ter sido criado sem qualquer fim politico e ou partidário- tenho dito

    ResponderEliminar
  4. Como pode o administrador deste espaço não ter visto nisto um claro aproveitamento e manipulação de texto alheio é o que me pergunto ???? não é com notas de administrador que isto se resolve mas sim com a não permissão disto - abriu com isto um precedente dando aso a que outros o venham a fazer ...penso eu

    ResponderEliminar
  5. Apenas foi admitido o texto porque ele se afigurou de resposta ao de 3 de Agosto do jornalista Joaquim Reis, e no âmbito de dar igualdade de tratamento a posições diferenciadas. Contudo, as incursões sobre candidaturas autárquicas neste espaço vão em definitivo ficar por aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas se o Texto em causa era uma resposta ao Do Jornalista Joaquim Reis - porque não usou o autor o espaço a isso reservado em comentários .... ?? é uma duvida que me assiste ? - enfim .... esperemos mesmo que não haja mais incursões a esta ou aquela candidatura autárquica , o blog só tem a perder com isso .

      Eliminar