quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Xaimix, o último dos saltimbancos


PAULO ESCOTO

Sintrense, fotojornalista e animador sócio-cultural; formador e coordenador de estágio do IPF;colaborador da revista Internazionale e do Jornal de Sintra; presidente da Associação Pranima;sócio fundador da Alagamares-Associação Cultural

Fazem parte do imaginário da minha infância os espectáculos de ilusionismo que o Xaimix fazia na esplanada do café do Alcino, Caves de S. Martinho em Galamares, nas décadas de 60 e 70. Era quase sempre no período do verão que o nosso amigo Xaimix, apresentava os seus divertidos truques de magia.
Lembro-me que, era um grande acontecimento na aldeia as apresentações de ilusionismo. Das crianças aos mais idosos, todos se arranjavam para ir assistir ao “Grande Espectáculo de Magia”,  e assim sucedia-se ano após ano e geração após geração.
Xaimix, nascido no meio circense, acompanhou desde muito miúdo seu pai, também ilusionista e artista de circo. Com ele iniciou a sua vida artística, tendo posteriormente, já na juventude, trabalhado em vários circos, como ilusionista, trapezista e palhaço.
Na sua vida artística, e até aos nossos dias, Xaimix, andou sempre com as suas “malas mágicas” ás costas, percorrendo ao longo de mais de 50 anos, as aldeias e vilas de norte a sul de Portugal, mantendo sempre o estilo próprio como ilusionista, criado no inicio da sua carreira.
Xaimix, apesar de ser natural de Aveiras de Cima, sempre considerou a região de Sintra e em especial Galamares, como a sua terra. Andou por muitos lados do país a trabalhar, mas era a Galamares que regressava sempre. E isto aconteceu sempre ao longo da sua vida. Aqui teve quatros filhos e aqui terminou a sua vida. Trabalhou até aos seus últimos dias, na paixão da sua vida, que era o espectáculo de ilusionismo. Para mim o ciclo do encanto destes espectáculos, fechou-se quando no seu último ano, o levei varias vezes às colónias de ferias que organizava em Sintra, para que o Mestre Xaimix, apresentasse às crianças os encantos mágicos dos seus truques de ilusionismo, finalizando sempre com a explicação de um ou dois truques, para o delírio dos miúdos
Aí percebi que 40 anos depois de conhecer o artista Xaimix, o seu entusiasmo era o mesmo e o brilho de alegria e espanto nos olhos das crianças de agora, era o mesmo que senti no dia em que vi o seu primeiro espectáculo. 
Jaime António Pais Soares, de nome artístico, Xaimix, faleceu em Janeiro de 2007, em Galamares, com 70 anos de idade, e com ele morreu também o ultimo dos saltimbancos sintrenses.  
As palavras mágicas “Zás, Katrapás e Zás” usadas nos momentos cruciais dos truques, números de ilusionismo e telepatia, este ultimo como “Xaimix, o Homem do Cérebro Electrónico”, vão ficar na memória de todos aqueles que assistiram aos seus espectáculos, permitindo que a magia do Xaimix continue…!

1 comentário:

  1. Muito bom, gostei muito.. É bom saber que ele sempre será lembrado. :)

    ResponderEliminar