segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O António latoeiro e a Maria Domingas, sua mulher

RUI OLIVEIRA e CARLOS LEITE


A mais das vezes, em documentos escritos antigos, é possível, sobretudo nos de foro jurídico e de raiz sentencial, vislumbrar histórias de vida, formas de estar e de interagir em sociedade ou, somente, a nível individual. É o caso dos processos do famigerado Tribunal do Santo Ofício. Processos volumosos, em geral, burocráticos mas, por essas mesmas razões, ricos em informação sobre pessoas, ideias e acções. A história que aqui deixamos é curiosa e bem ilustrativa de uma época, pautada por esplendor social generalizado, em que todas as classes sociais se procurava a promoção social e económica, nos mais variados títulos, desde o simples irmão da irmandade de……; ou cavaleiro de….; ou Conde de….:
Bem…. vamos então à história!
Era uma vez um António, que era casado com uma Maria…
Geralmente, as Marias (ou quase todas) são sempre casadas com um José, mas desta vez não. Até porque a Maria não se chamava só Maria (era Domingas Maria), e o António não era carpinteiro, mas sim latoeiro…de martelo.
Estamos em Lisboa, em pleno século XVIII.
Faltam alguns anos até a cidade ser sacudida por um violento terramoto, algo que irá ficar para sempre na memória de todos.
Mas isso ficará para outra história.
Dizíamos nós, estamos em pleno século XVIII, mais concretamente em 1733.
Naquela que virá a ser a futura Rua da Vitória (na actual Baixa Pombalina), mora o tal António com a Maria.
O António é latoeiro (que são aqueles artesãos que fazem trabalhos em lata ou folha da flandres), e segundo consta é muito bom no seu ofício, dado que é chamado de “Mestre Latoeiro”. E a fama dele é tal, que lhe permite viver abastadamente.
Mas uma parte do seu percurso de vida tem pormenores bastante curiosos…
Quem for à Torre do Tombo e quiser saber mais sobre este personagem da História de Lisboa, terá que consultar o seu processo da Inquisição (Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações, António, Maço 80, Doc. 1538).
“Inquisição”?
Então mas esses não eram…?
Eram, sim. Mas no caso do nosso António, o seu processo na Inquisição não tem a ver com algum crime de Fé (ou contra a Fé), mas sim com o facto de ele ter pedido uma licença para pertencer ao Santo Ofício (que é outro dos nomes pelo qual era conhecida a Inquisição).
Mas, e o que era isso de querer pertencer ao Santo Ofício?
O nosso António queria pertencer à Inquisição na qualidade de “Familiar”. Um “Familiar” do Santo Ofício era uma pessoa que tinha como função policiar os demais cidadãos, cabendo-lhes, por exemplo, prender alguém suspeito de heresia (assim como confiscar os seus bens), ou até mesmo examinar os presos afim de confirmarem, ou não, se eles podiam aguentar torturas.
Aos nossos olhos, que vivemos em pleno séc. XXI e temos outra mentalidade, outra visão das coisas (graças a Deus), este tipo de atitudes podem parecer-nos um pouco estranhas e até mesmo repugnantes.
Mas….. para as pessoas daquela época, ser “Familiar” do Santo Ofício era uma honra e um estatuto. Por um lado, porque isso conferia-lhes um certo prestígio. Por outro, porque concedia alguns privilégios (como por exemplo, o não pagamento de certos impostos).
Mas, e como em qualquer história, há sempre um “mas”
Para se ser “Familiar” do Santo Ofício, tinha de ser feita uma averiguação de toda a vida do pretendente e da sua mulher, inclusive dos seus familiares (até à terceira geração). A isso chamavam, naquela época, de “Pureza de Linhagem”, ou “Limpeza de Sangue”.
E é no decorrer disto que ficamos a saber, entre outras coisas, que o nosso António não é natural de Lisboa (mas sim de Coimbra), que vive abastadamente do seu negócio e que nunca tinha sido preso nem cometera qualquer crime contra a Fé.
Até aqui, nada de surpreendente; regra geral, estas eram as primeiras informações que a Inquisição procurava saber.
Mas a partir de certa altura, ficamos também a saber que ele era uma pessoa de confiança, capaz de levar a cabo, e em segredo, certos negócios importantes.
Mas o melhor fica para o fim: segundo algumas testemunhas que foram ouvidas pela Inquisição, o nosso António era descendente de mulatos (o seu bisavô materno era mulato).
E há ainda uma outra surpresa: lembram-se da Maria, a sua mulher? Pois ficam a saber que esta Maria, aliás, Domingas Maria, era natural de, nada mais, nada menos, do que da Agualva. E a sua mãe (que também era Maria, mas desta vez Ana Maria, de alcunha a cerra bodes, lavadeira que morreu tragicamente a caminho de Lisboa…. caiu do burro, diz-se) também era da Agualva. E o avô materno desta Maria (a mulher do nosso Mestre Latoeiro, o António de quem temos estado a falar) também era de Agualva, do Casal de Rocanes, ao passo que a sua avó materna era da Rinchoa.
 

Quanto à sua admissão no Santo Ofício, não sabemos qual terá sido a decisão da Comissão de Investigação, dadas as informações rocambolescas que os investigadores foram recolhendo pelo caminho.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário