quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Fui ali a Roma e voltei

BÁRBARA JORDÃO RODHNER

Fui ali a Roma e voltei.

Levava no bolso um papel amarfanhado tal qual emigrante desdentado.

Peguei nos ténis e num mapa e caminhei. Não vi metros, nem bicicletas, vi scootters com fartura e taxistas civilizados e simpáticos ( bizarro ...) Desmanchei a ilusão que trouxera dos filmes americanos onde se retratam os italianos como famílias numerosas aos gritos e aos encontrões num desenrolar de massa colorida; antes; comi salada e compreendi que Família numerosa conheço eu dentro das 4 paredes da minha própria casa. 

Em Roma reina o silencio, os solteiros bem vestidos, as mulheres muito giras e nada que se apresente como um possível e eventual "filho".

Fui à fonte das moeditas ( fonte di trevi ) para pedir um desejo mas fugi rapidamente com a vontade sincera e inabalável de não voltar ali. Eram pessoas e mais pessoas a banharem-se que nem umas loucas com jeans velhos e t-shirts usadas sem glamour; absolutamente nenhum, debaixo de uns reais e concretos 40 graus que queimavam qualquer sonho ou objecto de ilusão. Eram turistas e mais turistas a treparem costas acima, braços abaixo pelas pernas e pelas cinturas à procura de uma fotografia pseudo-perfeita de estátuas de homens musculosos brancos e nus a espirrar uma Arte que já se foi. Eu; comprei um postal por cinquenta cêntimos numa "barraca" vazia mais à frente e dei-me por .: verdadeiramente feliz*

Já desiludida com a cidade de sonho onde se filmou o famoso "Roman holiday" e o mais recente "From Rome with Love" caminhei semi-triste rumo ao lado oposto de tudo o que tinha escrito no dito papelito amarelado e amarfanhado e foi então que encontrei a "luz"; tal qual papa franciscano; uma livraria à moda absolutamente antiga. Daquelas que cheira realmente a livros colados com cola branca. Entrei e sentei-me num suspiro profundo de entrega a um banco branco almofadado e com a forma real e enformada de um rabo; usado; portanto . Folheei quilogramas de bichos amigos, uns de cada dura, outros lindamente ilustrados, todos eles traduzidos na língua bela e cantante que é, de facto, o italiano. Não fui incomodada nenhuma vez por uma pressa irritante e suplicante de uma eventual e possível venda, Antes, fui acolhida. Não fui assediada, nem empurrada; antes; encontrei espaço no Espaço para me Transpor e repor em cenários de magia, mergulhei fundo nas fontes imaginarias do meu ser e jamais fui interrompida; prometi-me assim proteger-me.: 

Jamais voltar a visitar sítios cuja a expectativa é demasiado elevada. 

Jamais ouvir opiniões alheias sobre esses mesmo sítios onde essas mesmas pessoas com opiniões ( não desfazendo ) foram tão felizes e assim, sem mais nem menos, entendi que trazia no peito uma enorme angustia, essa sim, tão real. Saudades imensas da minha casa, não só das paredes "endiabradas" mas das árvores envolventes, da magia mágica, do misticismo místico, do fantástico inocente e ao mesmo tempo perverso que é a minha pequena e grande cidade, vila aldeia ilha de Sintra , minha mãe, meu útero, minha caverna gruta aveludada com musgo e humidade . Amo-te terra Permeável e inalterada que Permanece para sempre assombrada pelas bruxas com fama justa de mal fadadas, que desabrocha em vida a cada segundo debaixo dos meus pés. Hei-de morrer cheia de reumático e artrites, é certo mas a sorrir um sorriso desdenhosamente quente com aquilo que te sei; sobre.

Roma é lindo sim, sobretudo fora dos mapas traçados onde existem italianos a viver a Itália, de verdade "" mas Sintra é e sempre será a minha Sintra* serra preferida e favorita .

Coisas... de menina.
Portanto .

Sem comentários:

Enviar um comentário