sexta-feira, 11 de abril de 2014

Quarteirão das Artes II

JOÃO CACHADO



Se bem que, o objectivo do presente texto seja o da sistematização das opiniões que apresentei na passada semana, não poderia perder a oportunidade de ainda me referir ao caso da Correnteza.

Tanto quanto me parece, apesar de carecer de uma atenção especial quanto ao actual estado do lindíssimo pavimento em calçada à portuguesa, trata-se de um espaço com características únicas onde, além das feiras, desde já é possível promover alguma animação de rua.

Em especial, durante os fins de semana, conviria estimular, por exemplo, o aparecimento de iniciativas relacionadas com a prática da ginástica e de outras expressões de educação física, devidamente programadas e com calendário compatível, animadas por técnicos habilitados, provável e naturalmente, relacionados com entidades sediadas no Quarteirão.

Por outro lado, este também é um lugar que, ao ar livre, se apresenta particularmente adequado à animação com recurso às artes performativas. Consideraria interessante equacionar certas formas de teatro e de expressão corporal, a mímica, a pantomina, o tradicional teatro de marionetas e algumas atitudes circenses.

Imediatamente, porém, nas suas mais diferentes modalidades e variados aspectos, se evidencia a prática da música. É a oportunidade para dar lugar às bandas filarmónicas, grupos de crianças e de jovens músicos das Escolas de Música do concelho, atitudes estas eventualmente subordinadas a determinadas temáticas relacionadas com a época do ano ou outras, com o propósito de que todos os envolvidos obedecessem a um programa multifacetado mas de acordo com uma grelha comum.

Prática de exercício físico, por um lado, artes do palco e animação musical, naquele específico espaço aberto, por outro, com recurso a palco coberto ou coreto desmontável, são atitudes indissociáveis do enquadramento institucional e apoio logístico autárquico, quer da União das Juntas das Freguesias de Sintra quer da Câmara Municipal cujos serviços afectos à animação cultural conhecem perfeitamente a situação.

Finalmente, a referência a um aspecto que, passe a presunção, igualmente me parece da maior pertinência, ao qual já dispensei atenção em anteriores oportunidades de escrita sobre a Correnteza. Importa e urge que, em definitivo, a Câmara saiba encarar este local como uma das mais espectaculares salas de visita de Sintra. Para o efeito, estrategicamente instalada uns metros acima, a Casa Mantero dispõe de um espaço absolutamente privilegiado.

Ali, na sua humilde e demasiado discreta expressão actual, existe e aguarda a devida atenção, uma pequena mas potencialmente sofisticada unidade de restauração, com  aquela fascinante esplanada panorâmica, concessionável entidades vocacionadas para a exploração de proposta  tão exigente. Não me anima qualquer propensão materialista mas é evidente que «aquilo» tem um alto preço. E mais não acrescento. Recuso-me aceitar tratar-se de mais um caso em que dá Deus nozes…



Abrangência da Cultura

No primeiro artigo subordinado ao título Quarteirão das Artes, partilhei convosco um princípio cuja pertinência não carece de demonstração, nos termos do qual a promoção de actividades culturais numa comunidade é algo que deve acontecer no entendimento de que a Cultura não é uma realidade isolável de um todo coerente.

Mais especificamente, se bem se lembram, o vector primordial do texto a que me reporto e que hoje estou concluindo, apontava para um quadro de referência em que a prática das civilizadas atitudes culturais se articula, inequívoca e integradamente, com realidades de outros sectores de actividade numa desejável sintonia.

No contexto de tal perspectiva de abordagem, também se evidencia que, por não poder ser considerada redutora e voluntariosa, a promoção do programa implícito e constante da proposta subscrita pelos Senhores Vereadores da Câmara Municipal de Sintra Paula Neves e Luís Patrício, há-de respeitar a metodologia de intervenção coincidente com a preocupação aqui manifesta.

Seria conveniente que, precisamente neste sentido, se pronunciassem os intelectuais, mulheres e homens de Sintra afectos às Letras e às Artes, os professores, jornalistas e, em particular, os agentes culturais que trabalham no seio das entidades referidas pelos autores da proposta, de tal modo que assumissem a defesa e divulgação desta perspectiva de actuação que, estou certo, não poderão deixar de subscrever.

É nestes termos que, naturalmente, em articulação com a proposta, se impõe a reabilitação do espaço urbano que integra o designado Quarteirão das Artes. De facto, infelizmente, não faltam edifícios por recuperar, alguns, aliás, património municipal. Mas a natural evidência e imposição dessa necessidade e subsequente procedimento hão-de conduzir, não à intimação mas ao incentivo dos proprietários à concretização das obras, através de medidas verdadeiramente encorajadoras, desburocratizadas, dinâmicas, atentas ao interesse geral da comunidade, enfim, atitudes cultas, de uma administração local civilizada.

Crucial

Mais uma vez, insistirei na inquestionável pertinência dos trabalhos a efectuar na Heliodoro Salgado, o principal eixo de circulação de peões e de viaturas na zona da Estefânea. Seria essa a altura ideal para a concretização do projecto de prolongamento da linha do Eléctrico de Sintra, desde a Vila Alda até à estação terminal da CP e Vila Velha, resolução que implicará na adopção de outras medidas relacionadas com o acesso de residentes e comerciantes a certos pontos críticos, encerramento de segmentos de algumas vias, o respeito escrupuloso de um regime muito exigente de cargas e descargas, etc.

Questões de ordem estética servidas por adequadas soluções técnicas, aplicadas com a desejável eficácia – items que foram manifestamente descurados aquando da concretização da pedonalização da via – é o que, actualmente, será justo esperar de um executivo autárquico que, ao aprovar por unanimidade a proposta do designado Quarteirão das Artes, está condenado a estas civilizadas atitudes.



Ainda integrada neste quadro de medidas, a requalificação da bolsa de estacionamento na área circundante ao edifício sede do Departamento de Urbanismo – indispensável às viaturas cujos ocupantes pretendam aceder aos eventos culturais – inseparável da reinstalação da passagem-ponte pedonal, que tanto tarda e prejuízo causa a todos quantos precisam circular a pé entre a Portela e a Estefânea.

Num pequeno parêntesis, permitir-me-ia afirmar que, nesta concreta e crítica situação, em que toda a comunidade dos dois bairros da sede do concelho é negativamente afectada, há demasiado tempo, está mesmo em jogo a demonstração cabal da capacidade de intervenção dos actuais autarcas. Sabemos que a estrutura já foi recuperada nas oficinas da Câmara pelo que resta desejar o maior sucesso para as difíceis negociações em curso.

Também crucial para a vivência cultural das iniciativas do Quarteirão das Artes, a instalação dos parques periféricos de estacionamento, medida incontornável, insuportavelmente adiada, que importa concretizar no mais curto período possível, ainda que faseadamente, sem fazer qualquer concessão à qualidade que tal solução pressupõe. Nada arrisco nesta que é a minha mensagem mais recorrente, cuja inevitabilidade de materialização também é condição sine qua non para a melhoria da qualidade de vida no coração do município.



[João Cachado escreve de acordo com a antiga ortografia]

Sem comentários:

Enviar um comentário