terça-feira, 14 de julho de 2015

Soneto inspirado no poeta Bocage

PAULO BRITO E ABREU











SONETO INSPIRADO NO POETA BOCAGE

( avoco, para a Musa minha, o Ás de Paus como Arcano )

aos meus Amigos da Academia Carioca de Letras
à memória de Jacob Levy Moreno
à Hermética Irmandade dos Amigos da Luz

Ó Musa, que me levas, já cansado,
Arrastando os farrapos, e banido,
Agora, já por zoilos maltratado,
Agora, por cruéis avorrecido......

Com minh'Alma chagada no valado,
Eu choro, e tu comigo, embravecido,
Tu que em cânticos jovens eras Fado,
Tu que arfavas e rias sendo f'rido.

Toma a lágrima, o canto, a solidão,
Toma a lama, as aspérrimas correntes.
Por que dás, por que dás a mim, canção,

As Musas clamorosas e ardentes?
«Verdes são campos da cor do limão.»
E a Nela? E os outros? E as gentes?

AD AUGUSTA PER ANGUSTA

Sem comentários:

Enviar um comentário