quarta-feira, 1 de julho de 2020

Máscara, som, câmara … acção


TIAGO ALEIXO






Natural de Lisboa, onde nasceu em 1991, é licenciado em cinema e comunicação (Universidade Lusófona), e é na área da televisão e no design para casamentos que exerce regularmente a sua atividade. A escrita aparece como momentos de lazer e de liberdade criativa.


Máscara, som, câmara … acção

Com o retomar da falsa normalidade, as rodagens cinematográficas voltaram a Sintra. Os alunos do mestrado do departamento de cinema (Universidade Lusófona) rodaram uma curta-metragem na praia da Ursa e no Cabo da Roca. Com o prolongar do ano letivo, devido à pandemia do Covid-19, foram realizadas as filmagens nos passados dias 19, 20 e 21 de junho. 
A paixão pela sétima arte motivou todo o grupo a cumprir as normas apertadas de higiene e segurança. A maior dificuldade apresentada foi a falta de expressividade facial e a interação entre os realizadores e os atores. De forma a manter a segurança, a direção de atores em cinema, reinventou-se. O uso das máscaras e viseiras faz com que o ator procure nas palavras do realizador, o ponto de equilíbrio entre a ideia e a personagem. Porém, é possível continuar a filmar e a produzir bons conteúdos.

Baseado na sequência final do filme Le rayon vert (1986) de Éric Rohmer, também com o mesmo nome, a curta-metragem “O raio verde” teve como palcos de rodagem Cascais, Caxias e o Cabo da Roca. A procura por locais com coesão visual ao filme original, conduziu a realização deste projeto em filmar nas bonitas paisagens costeiras de Sintra, incluindo a escondida praia da Ursa. A tarefa de deslocar a equipa e material de filmagem para a praia não foi tarefa fácil, mas ocorreu sem qualquer incidente. O ingreme e extenso trilho até à praia, também foi palco para gravação de planos.
Com todas as adversidades do panorama mundial, o cinema ganha um novo folgo.
Parabéns a toda a equipa da curta-metragem “O Raio Verde”.




Sem comentários:

Enviar um comentário