domingo, 22 de dezembro de 2013

Até no cinema

JOÃO GUSMÃO PINTO


As coisas são aquilo que nós fazemos delas. A realidade é uma percepção, a percepção cria a realidade. Olhar à distância é fotografar o mundo que nos envolve, queremos observar o movimento das coisas sem sermos também uma coisa. Somos grandes porque tememos a pequenez, tornamo-nos pequenos porque a grandeza paga-se cara. Mas do que falo eu? De Salvatore, o protagonista do brilhante cinema paraíso. Salvatore observa Helena à distância, enquanto não a conquista. Risca os dias do calendário à espera da rapariga que acaba por chegar. No primeiro beijo emocionamo-nos, gritamos vitória com a personagem. Ou então não, revoltamo-nos com a sua sorte porque ela é falsa, é um embuste! Há um guião por trás, assim também eu! A poesia é utópica porque é fingida…

Vou experimentar, arranjo uma musa e um calendário. Pode ser aquele que compramos aos escuteiros porque não sabemos dizer não a uma criança… Há também o outro, oferecido no talho do costume por meados de Novembro. Não importa. Escolho a rapariga, todos temos alguém em mente. Se não temos fechamos os olhos, deixamos o universo a conspirar a nosso favor, a ideia acaba sempre por ganhar uma imagem. Amo-a secretamente, denuncio pouco a pouco a minha intenção. Uma vez confiante, pergunto, a resposta é não. Entra o calendário em cena. Aponto para o dia 31 de Dezembro, digo que à última badalada da meia-noite desisto, faço do fogo-de-artifício o último arco-íris, o último fogo.

Tlam, Tlam, Tlam, Tlam, Tlam… é anunciado o novo ano pela igreja…. Viiiiiuu Pum, Viiiiiiuu Pum… Rebentam os últimos explosivos… Ela não aparece… Tlam, Tlam, Tlam, Tlam, Tlam… Ela continua sem aparecer… Viiiiuu Pum, Viiiiuu Pum… Continua sem aparecer, não vai aparecer… Tlam, Viiiiu Pum, Tlam… Não apareceu. Percorro as estradas estreitas da cidade, de regresso a casa… Ela não apareceu.
 


1 comentário:

  1. Uau... Estilo crónica literária; conjugação harmoniosa de elementos literários e jornalísticos. Grande beijo de uma fã!

    ResponderEliminar