terça-feira, 25 de março de 2014

No tempo em que o circo vinha a Sintra!

JOSÉ CARLOS SERRANO
Era mágico, todos os putos ficavam ansiosos, todos queriam ir. Ficava instalado no terreno onde está, atualmente, o Departamento de Urbanismo.
Era uma correria para ver as jaulas dos leões e outros animais, espreitar, tudo era novidade.
Havia alguns circos em que aos putos, da terra, que ajudavam a montar a tenda ou a fazer recados, ofereciam entradas.
Eu, uma vez, tive a sorte de andar de burro. Diziam que os burros eram para alimentar os leões. Sinceramente, nunca acreditei nisso.
Numa célebre tarde, daquelas em que o circo já estava montado, fui ver o ambiente e fiz amizade com um puto do circo que me proporcionou isso, uma volta de burro! Uma cela, feita com um bocado de cartão, umas fitas de caixote para me segurar e lá dei uma volta.
E não cai!
Pois tenho 49 anos e nunca mais montei nada, até hoje!
A minha mãe conta que uma vez me levou ao Circo, era puto, não me lembro, e que havia um numero dos palhaços com um carro que explodia. Apanhei tal cagaço que me fartei de chorar!
É a vida!
Por acaso o terreno onde o circo se instalava era mesmo bem situado. Creio que quando o circo aparecia só ficava, mesmo ali.
Todo o Concelho, se queria ver circo, tinha de vir a Sintra.
Lembro-me que também serviu para lá instalarem algumas vezes carrinhos de choques.
Mais tarde já nos anos 90 se fizeram alguns concertos, festas e até feiras de automóveis.


Sem comentários:

Enviar um comentário