quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Lembrar José de Oliveira Boleo

DIOGO NUNES POCARIÇO



Figura incontornável da história de Sintra, José de Oliveira Boleo nasceu no Fundão. Licenciando-se em história e geografia, iniciou a sua vida como professor primário, mais tarde doutorando-se em ciências geográficas na Universidade de Letras. Estudos como o Ensaio sobre a morfologia litoral e Ensaio sobre a geografia agrária de Angola são de altíssimo valor científico.

Que ligação íntima tinha José Boleo com Sintra, ou mais concretamente com São Pedro de Penaferrim? José Boleo desempenhou a função de diretor do Arquivo Histórico de Sintra em 1941, publicando seis fascículos de trabalho precioso. Um dos seus maiores legados históricos a Sintra foi a sua obra Sintra e o seu termo.

O professor era um entusiasta pelo desporto, praticando-o em várias modalidades, especialmente o futebol, no grupo “Sport Lisboa e Sintra”, que foi integrado na Sociedade União 1º de Dezembro. Em 1940 fizeram uma homenagem ao professor, em São Pedro de Sintra, pelo facto de ter feito parte do antigo grupo de São Pedro.

Decorrente de uma investigação sobre as memórias de São Pedro de Sintra, averiguou-se que José de Oliveira Boleo viveu em São Pedro de Sintra, no edifício onde hoje funciona a farmácia Valentim, por cima do Mourisca Bar.(foto abaixo)


É de lamentar o facto de uma personalidade de craveira intelectual como a de José de Oliveira Boleo, que deixou um legado histórico a Sintra, não ter o seu nome gravado numa placa de homenagem na casa onde viveu o professor Boleo.

1 comentário:

  1. Artigo muito interessante e útil para um trabalho meu de mestrado mas, no entanto necessitava de mais alguma informação. Será que me poderia ajudar nisso visto ter conseguido escrever esta publicação?

    Obrigado!

    ResponderEliminar