sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Escoliose Cerebral

FREDERICO PARADELA DE ABREU


A escoliose define-se como um desvio da coluna vertebral para um dos lados. As actividades que fazemos ao longo da vida podem potenciar esse desvio. Quem estiver familiarizado com a silhueta do tenista Rafael Nadal captará bem a noção das assimetrias provocadas pelo uso que damos ao nosso corpo. Tomados de forma isolada, facilmente se atribuiria o seu braço esquerdo a um lutador de Jiu Jitsu, na categoria de peso pesado, e o direito a um bibliotecário que recentemente se inscreveu num ginásio por recomendação do seu médico. O problema é que estas duas «personagens» musculares, bastante distintas, estão ligadas à mesma estrutura e isso interfere com o seu bom funcionamento a longo prazo.

É normal que haja sempre um lado mais desenvolvido do que o outro, um destro dará inconscientemente preferência ao braço direito para executar uma panóplia de actividades rotineiras ao longo da sua vida, como levar o saco das compras, lavar os dentes, et cetera. Contudo, existem estilos de vida que conduzem para um desalinhamento e assimetria da coluna vertebral acentuados podendo degenerar em dor e desconforto muscular, deficiências respiratórias, entre outros malefícios. Não mata mas mói.

Passando agora para o órgão mais misterioso do corpo humano, onde nestes últimos anos se tem descoberto novas e surpreendentes evidências sobre ele. Digo surpreendentes porque realmente quem pagou uma operação para retirar o apêndice deve estar surpreendido por ele afinal ser preciso. Mas deixemos isso agora. Passemos antes para o segundo órgão mais misterioso do corpo humano: o cérebro.

O cérebro está dividido em dois hemisférios, esquerdo e direito, cada um responsável por determinadas funções. Contudo, as novas experiências neste campo têm vindo a questionar a tese de que os hemisférios cerebrais possuem uma divisão de tarefas rígida, sendo portanto um processo interactivo entre ambos mas mantendo a lateralização nos domínios em que cada metade é especialista. Aliás, estamos a falar de uma área em que as evidências científicas que existem são frágeis e facilmente temos de manhã uma evidência a dizer que é por ali, e à tarde, no próprio dia, termos outra a dizer que afinal é por acolá – semelhante às alterações de governo durante a Primeira República mas sem tanto aparato – Portanto, tudo o que for aqui dito vale enquanto valer.

O hemisfério esquerdo processa de forma lógica, racional, analítica, funcional. Pensa sequencialmente – reconhece ocorrências em série. Exemplos de funções seriais desempenhadas pelo hemisfério esquerdo são as actividades verbais como falar, compreender o discurso de outras, ler e escrever. Por seu turno, o hemisfério direito processa de forma simultânea, contextual, sintética, metafórica e estética. Apreende a realidade em termos holísticos – reconhece padrões e interpreta as coisas simultaneamente. É responsável por compreender o significado das emoções e expressões não-verbais. Inúmeros estudos demonstram que o hemisfério direito está incumbido de perceber as metáforas. Imaginemos que recebe uma carta nos dia dos namorados de alguém a dizer que vai “abrir o coração para si”. Graças ao hemisfério esquerdo foi capaz de ler a frase contida na carta mas pode agradecer ao hemisfério direito por fazer com que não entre em pânico julgando que o remetente acabou de espetar uma faca no seu próprio peito para que você pudesse espreitar o interior do coração dessa pessoa, pois é o hemisfério direito o responsável pelo decifrar de que aquela frase é o anúncio de uma declaração de amor e não um convite para um novo e bizarro hobby da moda: heartwatching – Peço encarecidamente aos cibernautas com queda para o satanismo que não abandonem o exercício retórico em que aquele conceito foi criado e não o tornem «uma coisa», por favor.

Sendo que cada hemisfério é especializado em certas áreas, as actividades ligadas as esses domínios desenvolvem maioritariamente o hemisfério que é chamado a intervir. Ao ler estarei a trabalhar maioritariamente o hemisfério esquerdo e ao desenhar estarei a trabalhar maioritariamente o hemisfério direito, por exemplo. Posto isto, e com o eco da linha de pensamento supracitada (lá bem supra no texto) ainda bastante audível, facilmente inferimos que as actividades que fazemos ao longo da vida podem contribuir para uma assimetria entre hemisférios podendo degenerar em escoliose cerebral.

E isto é preocupante? Epá… é. Uma escoliose cerebral para o lado esquerdo dá origem a uma existência fria sem emoção, semelhante à das máquinas, e uma escoliose cerebral para o lado direito gera uma realidade histérica e disfuncional incapaz de criar o seu próprio manual de instruções de sobrevivência. Quem precisar de evidências para aceitar esta tese basta convidar um contabilista para ir tomar café ou tentar organizar um evento de relativa complexidade com um indivíduo de belas-artes.            

Tal como a escoliose normal, a escoliose cerebral também causa dor e desconforto (deficiências respiratórias ainda não houve registo de algum caso clínico) mas neste contexto em vez de nos músculos é na mente. E isso torna tudo muito mais delicado porque a mente é terreno intangível e portanto mais difícil de tratar mas também de diagnosticar. A escoliose cerebral também não mata mas mói porém se calhar era preferível que matasse porque assim receberia a devida atenção. As pessoas falham o diagnóstico porque habituam-se à redução dos padrões de bem-estar mental e emocional, acomodando-se a essa realidade «moída». O hábito gera tolerância.

Com base nos estudos do INEI (Instituto Nacional de Estatísticas Inventadas), as estatísticas dizem-nos que 3 em cada 5 portugueses sofrem de escoliose cerebral. Ora os números são assustadores mas mais assustador é o facto de uma das principais causas ter na génese do seu propósito o desígnio oposto. O ensino público português forma todos os anos milhares de «Rafaeles Nadales» cerebrais. Porquê? Porque dedica mais tempo e atenção às disciplinas que trabalham com o hemisfério esquerdo: Português, Matemática, etc., negligenciando as restantes.

Esta conversa não é nova, e tão-pouco é minha intenção dizer que o hemisfério esquerdo é um vilão opressor do hemisfério direito. Mas a verdade é que há na sociedade uma enorme assimetria estrutural para o lado esquerdo. Mas se há, ainda bem que é para o lado esquerdo, se fosse para o lado direito estávamos tramados. Os relógios derreteriam e nenhum transporte público chegaria a horas, os aviões não estariam sincronizados e as buzinas dos carros emitiriam excertos de textos humorísticos a cada apitadela, entre outros surrealismos insustentáveis para a vida gregária de animais verbalizadores. Se bem que seria giro imaginar um pintor a chegar ao ponto de saturação pela falta de rotina, atirando o pincel e a palete ao chão, gritando veemente “Basta! Fini cette merde!”, e saindo a correr do seu ateliê em direcção à primeira loja Armani que encontrasse, vestindo um bom fato, sacrificando o conforto da sua traqueia com genuíno prazer através da utilização de uma gravata, e, libertando-se do mundo desregrado e desconexo onde trabalhava há já mais de 30 anos, indo perseguir o seu sonho de criança de ser banqueiro, trabalhando com um horário e salário fixos, vivendo de forma estável e pacata.

Em jeito de conclusão para esta reflexão sobre as assimetrias cerebrais poderia inserir uma máxima (em itálico) sobre o «equilíbrio» ou poderia coligir uma mão cheia de estudos de várias áreas, capitaneadas pela Psicologia, para dar força à mensagem de que o equilíbrio é a chave do bem-estar mental e emocional mas a verdade é que ao longo das nossas vidas fomos acumulando evidências estatísticas de dias e dias de acordar de manhã e ir viver acontecimentos e experiências que demonstram que o equilíbrio é mesmo a chave de tudo. Combater a escoliose cerebral é acumular mais uma evidência aos resultados dessa investigação científica em que todos trabalhamos diariamente chamada: existência.      


2 comentários:

  1. "No meio da confusão, encontre a simplicidade. A partir da discórdia, encontre a harmonia. No meio da dificuldade reside a oportunidade." Albert Einstein

    ResponderEliminar
  2. Fred nunca te pensei assim. Nos tempos do jardim da Portela e da casa do Manel. Bom artigo, tema deveras interessante, e escrito com os dois hemisférios.

    Diogo Ramos

    ResponderEliminar