sábado, 19 de outubro de 2013

No tempo em se ia ver as corridas na rampa da Pena!

JOSÉ CARLOS SERRANO 

Penso que terá sido nos anos 70. Fui precoce e com sorte, por ter irmãos mais velhos.
Recordo com saudosismo porque vi uma subida de moto! Naquela altura valia todo o estilo de moto. Veio malta de muitos sítios, com motas com carenagem e tudo, não dava era muito jeito para curvar. Cá de Sintra lembro-me do Quim Simplício subir com uma moto de cross, uma Husqvarna.
Depois, rampas de carro velocidade, com Fórmula Ford e Fórmula V, aqueles aranhiços a ripar por ai acima. Um gajo, em puto, ver aquilo, ficava impressionado, não havia a informação de hoje.
Vi também com Kart, muito bom, aquilo a subir, agarrado ao chão.
E os carros artilhados, lembro-me quando apareceu um Fiat 600 Abarth com o motor maior que a traseira. Tínhamos pilotos de Sintra, o António Onofre, com um Datsun 120 Y ou Datsun 1200 Coupé , o Marrazes com um BMW 2002 e o António Pombal com um Ford Capri.
Os nomes nacionais de que me lembro são o Ernesto Neves, Mário Silva , Américo Nunes, Giannone .etc
Todas estas provas eram de dia, e as curvas preferidas eram a dos Mayers ou a dos SSS.
Tudo acaba, sem justificação.
Rumou tudo a norte, as rampas, aí, sim, continuam ainda hoje.
Saudades.



2 comentários:

  1. As subidas da Rampa da Pena, realizavam-se em Sintra desde há muitos anos. Na década de 50, ainda me recordo de ver os velhos Fiat's Balila, e Citroën "arrastadeia", Renault joaninha, DKW's com o sintense Rui Pimentel, as grandes máquinas do Conde de Botelho, e os Mercedes de D. Fernando Mascarenhas. Nos principios dos anos 60 o Ferrári de Horácio de Macedo, o Lotus de Ernesto Neves, Filipe Nogueira num carro cinzento se não me engano um Porche. Estes eram os nomes sonantes. Muitos Volkswagens, Simca's, Mg's de todos os modelos, Porche's, Triumph's, Renault's, ali estavamos nós de manhã à noite a ver carros todo o dia. Só íamos a casa meter combustível e voltar, não parávamos muito tempo no mesmo sítio, por dentro do Parque das Merendas íamos subindo, saíamos na saibreira, e depois estrada acima, para ver as curvas todas.

    ResponderEliminar
  2. Carlos que saibreira é essa que fala? fica junto ao Parque das Merendas?

    ResponderEliminar