quinta-feira, 13 de junho de 2013

125 anos de Pessoa

JOÃO RODIL


Com as comemorações do Dia de Santo António, justas porque de Lisboa e não de outro sítio qualquer, justas porque homem de palavra afiada e exemplos únicos, ainda justa porque filósofo na vida e na obra e co-fundador de um novo apostolado, vieram ofuscar, ou embrulhar em nevoeiros convenientes a muita gente deste nosso Portugal enublado, a passagem dos 125 anos do nascimento de Fernando Pessoa.

Ora, se justa é a homenagem que prestamos a Santo António neste dia, também nos parece justa a que devemos ao mais universalista e mais português de todos os nossos poetas e pensadores.


Fernando Pessoa nasceu a 13 de Junho de 1888. Precisamente no dia de Santo António. Quem sabe se não foi o santo que apadrinhou este homem que era muitos? Quem sabe se não foi ele o seu primeiro mentor, ou o seu primeiro heterónimo?

Este dia 13 de Junho dá que pensar neste tempo nosso. Tão bom seria se os nossos políticos, os que governam e os outros, começassem a ler, e a entender, Fernando Pessoa, e a seguirem o exemplo, na vida, de Santo António. Por certo, seriam mais cultos e mais humildes.

Sem comentários:

Enviar um comentário