quarta-feira, 10 de julho de 2013

Da Geração à Rasca à Geração Perdida

JOÃO AFONSO AGUIAR

Observamos a história e encontramos uma tendência natural para as sociedades qualificarem as suas gerações com os mais variados epítetos. Na nossa terra tivemos desde a “geração de 70”, de tão nobres construtores da cultura portuguesa, à “geração de ouro”, que prometia triunfalismos futebolísticos históricos. Ora, eu, mero português nascido no dealbar da segunda metade da década de 1980, não faço, obviamente, parte nem de uma nem de outra. Cresci com a geração que me antecedeu a ser apelidada de “rasca” e cheguei à idade adulta à “rasca”, contudo, acredito sinceramente que a minha geração é, antes de mais, a “geração perdida”.
O mundo ocidental mudou com a crise financeira e económica iniciada em 2008, as suas causas e consequências são sobejamente conhecidas: a ganância de uns levou ao empobrecimento de quase todos. Todavia, os problemas não nascem em 2008, a crise é simplesmente o ponto de chegada de um leviatã que nasceu com a desregulação dos mercados financeiros, na década de 1980, e que foi alimentado com a criação sem critério da Organização Mundial de Comércio, do mercado comum europeu e do EURO, durante a década de 1990.

Durante a primeira década do século XXI, os efeitos das opções políticas tomadas nas décadas anteriores fizeram-se sentir no crescimento económico e, consequentemente, no desemprego, com uma estagnação económica em toda a União Europeia (crescimento que muito dificilmente ultrapassava o 1% do PIB), um constante aumento do desemprego e aumento da precarização das relações laborais, apesar dos resultados históricos das empresas relacionadas com o mercado financeiro (Banca, Seguros, Fundos) e o mercado imobiliário.

Quando a crise nacional se instalou definitivamente, em 2011, o desemprego em Portugal era de 12,7% (no ano anterior à entrada em circulação do euro, 2001, era de 4,1%) e a taxa de desemprego jovem era de 27%. Esta geração, confrontada com a mais elevada taxa de desemprego de sempre, foi apelidada de “geração à rasca” ou “geração 500 euros”, num epíteto adoptado do salário a que poderiam ambicionar.

Mas a história, na sua generosidade ou tragédia, não pára. Além do desemprego e dos salários de valor ridículo, esta geração tem sido vítima da maior precarização das relações laborais, desde 1974, com os sempre presentes recibos verdes (vinculo atribuído a independentes ou pequenos empresários), com os estágios profissionais” onde se opera a processos de exploração nojenta, nomeadamente através da não remuneração dos estagiários (paradigmático é o caso da advocacia, onde os jovens advogados são obrigados a “estagiar” no mínimo 24 meses para ter acesso à profissão e a grande maioria não é remunerada), e trabalhos a part time” com metade do salário ridículo e a totalidade da actividade.

Esta geração, também qualificada como a melhor preparada na história do país, soube interpretar a mensagem e muitos partiram para outros horizontes de esperança, deixando para trás família, amigos e um país que lhes deu qualificações que utilizarão no enriquecimento de países terceiros… Outros tantos, que não tiveram essas qualificações, partem simplesmente para as rotas da pobreza e da exclusão social, entre estes, estão também aqueles que desistem de procurar emprego, os que saem do sistema e aqueles que abandonam a vida…

Actualmente, a conjuntura é pior e continuará a piorar. No 1º trimestre de 2013 a taxa de desemprego em Portugal era 17,7% e a taxa de desemprego jovem era de 42,1%, ou seja, quase metade de uma geração está desempregada e a outra metade vive em relações de elevada precariedade! (estes números não contabilizam os jovens emigrantes, que em 2012 foram cerca de 200 mil).

Será possível a viabilidade do país nesta conjuntura? Quais as razões desta tragédia? Como é que foi possível? Quem foram os malfeitores que fizeram isto ao meu país? São as questões que emergem nos momentos da revolta e da desesperança.

As causas desta desgraça foram um conjunto de opções políticas que não tiveram o mínimo de visão histórica, cultural e económica. Entre outras, as mais significativas foram a adesão de Portugal ao EURO, sem ter a economia preparada para uma moeda forte, foi a adesão ao mercado comum sem reservas, o que nos permite uma pauta aduaneira com a China igual à da Alemanha, a desregulação dos mercados financeiros e a sua criação de produtos sem ligação à economia real, e, por fim mas não menos importante, a corrupção da nossa comunidade política e empresarial.

A esperança de um futuro diferente, sem metade da população desempregada daqui a uma década, passa obrigatoriamente pelo renascimento do nosso amor próprio, da nossa cultura, dos nossos valores universais e humanistas, onde a pessoa é o centro de todas as coisas e não um mero factor de produção na estatística económica. Temos que ouvir mais o Agostinho da Silva, o Eduardo Lourenço, entre outros, e menos os comentadores de domingo.

Como medidas concretas é fundamental a saída de Portugal do Euro e construir um novo sistema político, mais transparente e de maior proximidade entre o eleitor e o eleito, que permita o referendo das principais questões para a vida colectiva.

Até à chegada desse dia, por tudo o que foi dito, acredito que a minha geração não está à rasca mas perdida…

Sem comentários:

Enviar um comentário