segunda-feira, 15 de julho de 2013

"Ad philosofos" ou em torno de duas versões de um soneto de Francisco Costa

 CARLOS MANIQUE DA SILVA

Com o desejo de aprofundar o meu conhecimento a respeito da obra de António Sérgio, entrevi que na biblioteca pessoal do escritor sintrense Francisco Costa (1900-1988) encontraria alguns títulos do autor dos Ensaios. Estávamos em 2002, mas recordo-me bem que, para além da citada obra, tive o ensejo de localizar a Antologia Sociológica e as Notas sobre os Sonetos e as Tendências Geraes da Philosophia de Anthero de Quental. Este último livro, publicado em 1909, terá sido importante para o crescimento intelectual de Francisco Costa, tanto mais que, para o ilustre sintrense, Antero, de entre os poetas nacionais, era o seu preferido. A confirmar essa ideia está o facto de as Notas sobre os Sonetos… estarem profusamente sublinhadas e, mesmo, anotadas em algumas passagens. Esses registos devem ter sido efetuados em 1921, a julgar pelo soneto que Francisco Costa escreveu, a lápis, no verso da última página, intitulando-o “Ad philosophos” e datando-o de março do citado ano. Mais tarde, à semelhança, aliás, do que fez com outros sonetos – de que será paradigma “Domus mea” (1930), posteriormente transmudado em “Domus nostra” (1938) e em “A Casa” (1987) –, essa composição foi reescrita pelo poeta, selecionada e incluída em Verbo Austero (1925). Apanágio de quem, longe de ser repentista, buscava a perfeição!
Apesar de não se tratar de um inédito, colhe algum sentido divulgar o soneto “Ad philosophos”. Na verdade, o dito poema permite não só perceber a filiação da criação artística como também, no cotejo com a versão definitiva, vislumbrar o processo de aperfeiçoamento da escrita. Merece igualmente destaque a ambiência em que Francisco Costa terá lido as Notas sobre os Sonetos…, ou seja, num período de convalescença (salutaris morbus, assim o designou), do qual soube, aliás, retirar frutos duradouros, fundamentalmente pela entrega à leitura, ao estudo e à reflexão.
Interessantes são certamente os comentários que o jovem de 21 anos faz a alguns trechos da obra de Sérgio, deixando transparecer as suas ideias estéticas e a sua teoria filosófica dos valores, ainda em formação. Essas observações, exaradas a lápis nas margens das páginas, têm de ser compreendidas à luz do período vivido – “clausura e conversão”. Veja-se, por exemplo, como Francisco Costa reage a uma passagem de as Notas sobre os Sonetos…, na qual António Sérgio afirma, depois de tecer algumas considerações sobre o nirvana, “a vontade irracional explica a ruindade deste mundo”. Num primeiro ímpeto, o poeta sintrense sente a necessidade de dizer “nada explica a vontade irracional…”. Depois, mais aprofundadamente, explana na interrogativa a seguinte tese: “se o nirvana, a abolição da vontade individual, é o alvo de ser, por que motivo esse alvo não foi atingido na eternidade que está antes e há de sê-lo na eternidade que está depois do Ser? Melhor: se o nirvana é a vontade absoluta sendo a abolição das vontades individuais, por que motivo houve um dia vontades individuais e o nirvana não existiu ab aeterno?”.
Mais expressivo do que a transcrição supra é o soneto, uma vez que sintetiza o pensamento de Francisco Costa a respeito da globalidade da obra. De facto, nela foi colhendo as impressões que presidiram à elaboração de “Ad philosophos”, sendo patente que a ideia geral (mote) está definida na anotação feita a página 170 de as Notas sobre os Sonetos…, onde regista: “falta a explicação do Mal. Ah, filósofos! Chegar a Deus por vosso pé! Vaidade! Só podereis achá-lo na humildade. E Ele que há de baixar, piedoso, a vós…”. Este é, amiúde, o processo adotado por Francisco Costa na elaboração dos sonetos, conforme explica: “para fazer um soneto escolho uma ideia diretriz e prevejo a sua realização nas suas linhas gerais. Não sei no entanto como a ideia, reforçada de ideias complementares, se distribuirá ao longo dos 14 versos…” (Documento do espólio pessoal de Francisco Costa, anos de 1920).
Fiquemos agora com as duas versões do soneto “Ad philosophos”. Ambas, na sua essência, não são muito distintas, acontecendo até que a segunda quadra foi mantida na íntegra.



Ad philosophos
Homens, pigmeus, que insânia vos instila
a vaidade grotesca de pensar
que podereis com vossos pés de argila
subir a Deus, a fim de o desvendar?

 Tudo o que a vossa sôfrega pupila
não pode, embora estrénua, divisar
vêem-no os olhos que, por fé tranquila,
se deixaram, atónitos, cegar…

 Que fale o coração! A ideia é fria.
rezai! Na prece e não na rebeldia
é que, submissa, deve erguer-se a voz.

 Chegar a Deus por vosso pé! Vaidade!
só podereis achá-lo na humildade,
e ele é que há de baixar, piedoso, a vós!

(Francisco Costa, março de 1921)



 Ad philosophos
Homens, se toda a crença em vós oscila,
porque vos resta a crença singular
de que podeis, com vossos pés de argila,
subir a Deus a fim de o desvendar?

 Tudo o que a vossa sôfrega pupila
não pode, embora estrénua, divisar
vêem-no os olhos que, por fé tranquila,
se deixaram, atónitos, cegar.

 Que fale o coração: a ideia é fria.
Rezai! Em prece, e não em rebeldia,
é que deveis erguer a débil vós.

 Subir a Deus por vosso pé! Vaidade!
só podereis achá-lo na humildade,
e ele é que há de baixar, piedoso, a vós.

 (Francisco Costa, Verbo Austero, 1925)
 


Carlos Manique da Silva nasceu em Lisboa, em 1963. É doutorado em História da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2008). Atualmente é diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas Rómulo de Carvalho (Mafra). Foi professor visitante nas Universidades Estaduais de S. Paulo e de Santa Catarina (Brasil).

Sem comentários:

Enviar um comentário