quinta-feira, 4 de julho de 2013

Um registo paroquial de 1689, por Rui Oliveira

RUI OLIVEIRA
Estudioso e Divulgador de História Local



A História Local tem como função primordial, mas não a única, despertar o amor inteligente à terra e ajudar a explicar, em sentido profundo, a razão das coisas e das atitudes que neste campo da História, a Local, tem ramificações algo complexas que nos conduzem ao indivíduo, nosso vizinho, antigo e recente. A sua investigação tem aspectos e instrumentos multidisciplinares importantes. Uma das áreas mais interessantes são precisamente os vários registo paroquiais, os de casamentos, de baptizados e de óbitos.

Temos aqui um exemplo do que acabo de referir; reporta-se à Paróquia de São Pedro de Sintra, trata-se do Livro de Registos Mistos –B1- contém este, Livro, registo interessante de Baptismos, Casamentos, Óbitos e até Crismas,  daí a sua designação de Misto. Deixo aqui a leitura de um registo curioso (e bem ilustrativo de uma época) de baptismo de uma criança filha da escrava Barbara.
 



Em os seis de Setembro de mil e seis centos / e oitenta e nove, de minha comissão [incumbência temporária] bapti / zou o P.e [Padre] Domingos da Matta ecónimo [função de administrador] nesta / ig.a[igreja], a An.to[António] fo [filho], que se dis ser de g.ar[gaspar] dias, / e de Barbora escrava de An.io [António] Cardeira da Rib.ra de penha Longa e o ditto gas- / par dias serve na ditta caza de An.io[António] Card.ra [Cardeira]: foraò padrinhos M.el [Manuel] do es / pirito S.to fo[filho] de Dionizio Jorge deste / Lugar de Saò P.ro [Pedro] e de Cn.a[Catarina] Fr.ca[Francisca] do ditto Lugar / de Penha Longa. //
                               O P.e[Padre] cura An.to[António] Canaval


Normas de transliteração e transcrição:
Mudança de linha no documento assinada com / dupla quando paragrafo //; Desdobra de abreviaturas feita entre parêntesis rectos [ ] com a inclusão dos caracteres por nós colocados a vermelho “A “; a negrito e itálico o texto; Mantivemos a forma de acentuação tal como o escrevente a exarou.

Sem comentários:

Enviar um comentário