quarta-feira, 13 de novembro de 2013

No tempo em que havia muitas oficinas de carros em Sintra!

JOSÉ CARLOS SERRANO 
 
Foi uma realidade que perdeu força por causa da evolução dos tempos.

Sintra, mesmo sendo uma vila pequena, era povoada por várias oficinas, de onde foram formados muitos mecânicos, bate chapas, pintores e eletricistas, porque antigamente a formação era feita nas oficinas, com os mais velhos, começavam por varrer a oficina, arrumar as ferramentas, e depois passavam a ajudantes e por ai fora, até serem profissionais, na área que aprendiam.

Senão vejam!

Na vila conheci uma de carros, só mecânica, o Cochicho, no Rio do Porto uma lenda da mecânica.

O " Tarufa ", no Arraçário, por baixo da Escola Académica.

Uma de Bate-Chapa, pintura e mecânica, da Fiat.

Junto à Câmara, o Zé Mecânico e o Alves, que, infelizmente, morreu na oficina, dizem que pousou um maçarico em cima de um bidon de diluente, e deu-se uma explosão, improvisos, que calharam mal.

Na Rua Conde Ferreira (Ilha das Cobras), uma de Bate-Chapa e Pintura, a do Zé Burro, donde saíram grandes profissionais.

Por detrás da Estação de Sintra, o Mário Eletricista e a oficina de mecânica do Quim Pardal.

Na Rua Dr. Alfredo Costa a oficina da Mercedes e um stand de carros Fiat, uma do Armindo Simões de preparar carros de competição, ele tinha um Mini 1275.

Na Estefânia, a Sintra Garagem, de recolha de carros e lubrificação, a Ford, Stand de carros, mecânica e bomba de gasolina, da Sacor. Mais acima uns metros, a Marcolauto, Austin e Rover, mecânica e Stand.

Frente ao antigo Cinema Carlos Manuel outra de mecânica, o Severino Lúcio.

Mais abaixo, a caminho de Lourel, os irmãos Lino, mecânica.

Na Portela, o Figueiras, mecânica, bate-chapa e pintura. A Garagem da Shell, bomba de gasolina, recolha de carros e lubrificação. A Auto Sintrense, mecânica de carros, da Opel.

Junto à passagem de nível da Portela uma de bate-chapa e pintura, o Eugénio e o irmão. O mecânico Sr. Miguel no alto da Portela.

Muita malta veio das aldeias, dos arredores de Sintra, aprenderam e, hoje em dia, alguns já devem estar reformados, mas outros continuam ainda no ativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário