domingo, 14 de julho de 2013

Quando andei na escola primária da Vila Velha

JOSÉ CARLOS SERRANO


A Vila Velha, como todos os locais no nosso país, tinha pessoas  castiças!

Lembro-me do Tarufa, um mecânico, que tinha a oficina no início das escadinhas do hospital.

O meu  pai teve uma carrinha Austin 850, e, não sei porquê (porque era  criança), meteu  a carrinha, para reparar o motor,  nesse celebre mecânico, que tinha “problemas” com o álcool,  ou seja, só trabalhava enquanto tinha uma garrafa de tinto ao pé, mas era boa pessoa, simpático.

Quando acabou  a “grande reparação”,  a carrinha ficou sem meter a 1ª mudança!!!

Lembro-me como se fosse hoje !!!

Nesse ano, devia ter  9 ou 10 anos,  o meu pai decidiu que iríamos fazer umas férias,  viajando de Sintra até Caminha e acampando em todas as praias.

Eu e os meus pais !!!

Aventura digna de filme !!!

A carrinha era antiga, só tinha 4 velocidades, e como não tinha 1ª, o meu pai arrancava sempre em 2ª, aventura que recordo ainda hoje, com 48 anos .

Lembro-me de uma cena cómica, que presenciei quando acompanhava  o meu pai à dita oficina,  havia um senhor, amigo do Tarufa, que estava lá a arranjar uma mota, do tempo da guerra, com sidecar. Um dia tentou meter a mota a trabalhar e fez isso à porta da oficina, virado para a rua. A mota era um monstro. Colocou-se em cima do pedal,  para  dar balanço, e qual não foi o espanto  que, com a compressão que o motor tinha, - e ele também era um “pele e osso”-, saiu projetado com o retorno do pedal , indo cair no meio da rua .

Digno de um filme cómico !!!
E eu estava lá.   

1 comentário:

  1. Lembro-me do Tarufa e do sidecar! Era uma NSU que tinha estado ao serviço do exército alemão durante a guerra!Bons tempos!

    ResponderEliminar