Pouco
conhecido do grande público e dos sintrenses em particular é o cineasta
Artur da Costa Macedo, que nos anos vinte por diversas vezes aqui
realizou filmes que são hoje importante memória do que foi Sintra nesse
período.
Artur
Costa de Macedo, nascido em S.Tomé em 1894, foi levado para o cinema
por Manuel Maria da Costa Veiga, que, tendo-o conhecido como garagista
na Garagem Auto-Palace, na Av. Alexandre Herculano, em Lisboa, o levou
para a Lusitania Filmes. Em 1921 passou para a Invicta Film, no Porto e
em 1923 passou pela Pátria Filmes. Desbaratou parte das suas poupanças
como produtor de O Diabo em Lisboa, de Rino Lupo, de quem foi operador de câmara em algumas das suas obras mais conhecidas, como As Mulheres da Beira e Os Lobos.
De 1940 a 1947 foi para o Brasil, e ao voltar, trabalhou com António
Lopes Ribeiro, dedicando-se essencialmente à fotografia. Morreu em 27 de
Março de 1966.
Durante
a sua carreira vários foram os filmes tendo Sintra como fundo ou centro
da acção que produziu, realizou ou fotografou, de que se destaca O Bicho da Serra de Sintra, por si realizado em 1926.Originalíssima
comédia, à maneira de Pirandello, inspirada em "fait-divers" a que os
jornais deram foros de sensação e mistério, O Bicho da Serra de Sintra
teve patrocínio do capitalista sintrense Adriano Júlio Coelho, o
construtor do Casino, e interpretação de Amílcar de Sousa, Artur Costa
de Macedo, Hogan Teves e Betty Oliver, entre outros, e argumento de João
de Sousa Fonseca, tendo tido estreia com sucesso no Cinema Condes, em
Lisboa, em Outubro de 1926 e ante-estreia no Casino de Sintra em 17 de
Abril desse ano.
Outras obras de Costa de Macedo tiveram Sintra como motivo, muitas delas ainda preservadas pela Cinemateca Portuguesa, de que salientamos:
1924- Sintra e Seus Encantos
1926- Actualidades de Sintra nr. 1, 2 e 3, a pedido da Sociedade do Turismo de Sintra.
1926- Reportagem Cinegráfica de A.C. de Macedo em Sintra
1926- O Bicho da Serra de Sintra (Artur Costa de Macedo e João de Sousa Fonseca, produção da Sociedade do Turismo de Sintra)
1928- Os Artistas Americanos em Sintra ( para os Filmes Castello Lopes)
1928-A Praia das Maçãs e Azenhas do Mar (para os Filmes Castello Lopes)
1929-Praia da Adraga
1930-O Castelo dos Mouros em Sintra (para os Filmes Castello Lopes)
Seria
interessante uma sessão dedicada a este cineasta, revisitando a Sintra
bucólica e burguesa assim captada para a posteridade.
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