sábado, 24 de agosto de 2013

Tempos medievais na Península Ibérica

BÁRBARA JORDÃO RODHNER

Sobrevoo Portugal e Espanha e não encontro palavras para descrever o cheiro que se embrenha nos meus cabelos, a angustia que se enrola sobre e no meu peito e a raiva que palpita na minha garganta ...

Está literalmente TUDO a arder, mais uma vez...

São tempos medievais desde que me lembro ... Absolutamente Toooodos os verões, TODOS os anos; a história repete-se e ninguém faz nada e depois repete-se e ninguém faz nenhum ; e quando nada se faz; nada se muda; é tão certo como o eu me chamar Bárbara .

Padrões que se repetem, c-o-n-s-t-a-n-t-e-m-e-n-t-e, por varias razões que desconheço mas posso perfeitamente tentar calcular.:

A falta de acção nas aldeias; hoje em dia praticamente abandonadas no interior e no norte do pais levam muitos adolescentes e perversos a procurarem alguma acção através da agitação de um fogo; meios sociais que precisam de dramas para vender jornais e revistas pirosas cor-de-rosas, tanto interesse económico da parte de alguma empresas privadas de aviação que disponibiliza tanques e mão-de-obra a preços exuberantes nestas épocas, para não falar privadas que querem accionar os seguros e construtores que querem activar licenças e assim pergunto-me.:

Quantos psicólogos maravilhosos desempregados há neste pais? Quantos maravilhosos técnicos de investigação que traçam perfis de potenciais psicopatas em "trinta segundos" EXISTEM realmente e são formados e bem formados em e Por Portugal? Porque não se auto-nutre de apoio preventivo durante o ano e nao se prepara devidamente este nosso querido Estado, em estado totalmente ardido, a desenhar planos e estratégias de prevenção para apanhar psicopatas a tempo de evitar estes enormes fogos e para alertar a população para indicadores importantes para a denunciação essencial e tão preventiva ?

Irriita-me enquanto Mulher e Mãe e Cidadã Activa na sociedade a quantidade de homens e mulheres grandes e saudáveis presos e presas à espera; a precisar e a querer algo nobre para fazer; tanto "pateta-alegre" a encher discotecas e a encher a cabeça de estupefacientes neste Portugal inteiro; a celebrar férias quando não fez absolutamente nada o ano inteiro; Tanto desempregado a usar subsídios sem vontade nenhuma de se trabalhar e de trabalhar e Tanto trabalho comunitário URGENTE por e para fazer ...
Não poderia o Estado em estado ardido investir em cursos de prevenção e controlo de fogos e seleccionar pessoas para apoiar devidamente a nação em épocas destas para proteger os poucos ( que são mesmo poucos ) que ainda dão o corpo ao manifesto da reprodução e que ainda se esforçam e tentam educar os filhos segundo alguns valores importantes e noções realistas da vida ? Possam as mães dormir "minimamente" descansadas em casa com os seus filhos aninhados nos berços. Possam os pais providenciar comida para as suas famílias e também eles serem devidamente protegidos! Ontem morreu uma bombeira bem mais nova do que eu; deixou para trás uma filha de quatro anos com o coração em chamas ; chama essa que provavelmente nunca se irá apagar .

Pobre criança cuj'a sua alegria e inocência morreu por "nós" que "fumamos" levianamente e atiramos cigarros ao vento, que pensamos em roupas descapotáveis e fluorescente para ir para o próximo sítio fazer ABSOLUTAMENTE nenhum; pobre criança que foi privada de uma mãe para salvar esta minha e a nossa nação, que tem coisas boas, sim, mas neste assunto é absolutamente e ainda TÃO estúpida e arcaica!

Tempos medievais, sim ! Os que ainda se vivem nesta nossa partilhada península ibérica.

Já chega de padrões de fogos o verão inteiro;

Civismo meus senhores!!!!! Por favor.

Paz às Almas de quem se voluntaria .
Apenas uma mãe irada ;
Barbara Trigoso Jordão Rodhner
 
Foto Rodrigo Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário